l

Você gosta de criar jogos?
Quer colocar um jogo em seu portfolio?
Deseja conhecer pessoas que, como você, gostam e desenvolvem jogos?
Tem vontade de competir e colaborar com equipes multidisciplinares no processo de criação de novos jogos?

 

Então participe da Global Game Jam em Passo Fundo!

 

A Globam Game Jam É um evento mundial onde artistas, programadores, músicos, designers, estudantes, professores e desenvolvedores de jogos em geral (amadores ou profissionais) reúnem-se em locais ao redor do mundo e formam equipes de desenvolvimento. No fim do evento, após colaboraram durante cerca de 40 horas de trabalho, cada equipe terá construído um jogo diferente a partir de um tema comum a todas. Qualquer tipo de jogo pode ser desenvolvido, principalmente jogos digitais e jogos de tabuleiro. Traga seus materiais de trabalho e venha passar praticamente dois dias imerso na criação real de um novo jogo!

A Global Game Jam acontece desde 2009 e está em constante crescimento. Em 2011, 6500 pessoas em 44 países diferentes criaram cerca de 1500 jogos. Na edição de 2012, 10 mil pessoas espalhadas por 47 países criaram 2000 jogos. Em 2013, o evento novamente foi um sucesso, com 63 países e 15000 pessoas juntas gerando mais de 3000 jogos. 2014 teve a produção de mais de 4000 jogos em quase 500 sedes espalhadas por 72 países.

Em Passo Fundo, o evento acontecerá na sede da IMED. É a primeira e única sede no Rio Grande do Sul fora da região metropolitana de Porto Alegre.

Quem está organizando a sede de Passo Fundo?
A sede está sendo organizada pela SouthBox Game Studio em parceria com a Faculdade Meridional - IMED.

Não entendi o objetivo do evento. É um curso ou é uma feira?
Nem curso nem feira, o Global Game Jam funciona como uma maratona de desenvolvimento de jogos voltada para desenvolvedores de jogos amadores ou profissionais. Você e sua equipe vão se dedicar, durante 2 dias ao desenvolvimento de um jogo a partir de um tema fornecido no início do evento.

Certo, mas eu nunca desenvolvi nenhum jogo. Nem sei como fazer isso, posso participar?
O evento é voltado a desenvolvedores e não para jogadores. Ou seja, não é um evento para aprender a desenvolver do zero! Mas, se você já desenvolveu algum jogo, mesmo que de maneira amadora ou em uma disciplina de Faculdade, considere-se apto a contribuir e participar.

Tenho alguma experiência em desenvolvimento de jogos, mas não muita, não vou me sentir deslocado no evento em relação às equipes experientes?
Muito pelo contrário! Por não ter um aspecto tão competitivo, a jam é o lugar ideal para equipes de diferentes níveis interagirem.

É só para desenvolvimento de jogos digitais (jogos de computador, celular ou video-games)?
Não. A Global Game Jam tem abertura para qualquer tipo de jogo. Podem ser desevolvidos tanto jogos digitais como jogos de tabuleiros.

Como serão montadas as equipes para o Global Game Jam ?
Você pode vir já com uma equipe montada, por exemplo, seus amigos ou colegas de faculdade ou trabalho. Caso você não tenha uma equipe na hora você poderá conhecer pessoas e formar uma equipe ou entrar em uma já existente. Um dos objetivos do evento é você interagir com outros desenvolvedores, mas ninguém será forçado a isso :)

Todos os integrantes da equipe devem estar cadastrados com antecedência e devem estar confirmados no evento.

Cada jogo pode estar associado a uma ou mais pessoas. E, inclusive, uma pessoa pode participar de mais de um jogo, estimulamos fortemente esta possibilidade.

Há alguma restrição referente à tecnologia ou plataforma?
Não. Plataforma, sistema operacional, engine e similares não possuem restrição. Mas, você é responsável por sua correta instalação e licenças (se aplicável)! Dica: venha com o ambiente já instalado em seu laptop. No dia do evento forneceremos Internet, mas é melhor não perder tempo com a preparação do ambiente.

Antes do evento, teremos algumas sugestões de ferramentas mais aptas a bons resultados neste tipo de evento, mas você é livre para usar a ferramenta / plataforma que desejar. Teremos uma palestra de aquecimento no qual serão dadas estas sugestões.

Posso trazer um jogo pronto para a Game Jam?
Não. A idéia do evento é a criação de novos jogos. Além disso, dificilmente o jogo se adequará ao tema do evento, o qual não foi definido ainda.

Qual vai ser o tema do evento deste ano?
O tema será divulgado apenas no dia do evento. No ano de 2009, por exemplo o tema foi:

“As long as we have each other, we’ll never run out of problems ”

Importante: o tema pode estar associado à restrições. Por exemplo, em 2009 os jogos eram restritos à seções de 5 minutos.

O tema em 2010 foi bastante aberto: “deception” (fraude, engodo, etc), mas era obrigatório que cada jogo usasse pelo menos um dos três elementos: lines, mines ou pines.

O tema de 2011 foi extinction e não teve nenhum tipo de restrição.

Em 2012 o tema foi uma imagem.

Em 2013, o tema foi o som da batida do coração.

Em 2014, o tema foi uma frase: “We don’t see things as they are, we see them as we are”.

Há algum prêmio?
O caráter do evento é mais colaborativo. Não serão distribuídos prêmios. A grande recompensa é colocar um jogo em seu portfolio e aumentar sua rede de contatos na área de desenvolvimento de games.

Além disso, estimula-se fortemente que os jogos sejam continuados e enviados para concursos como, por exemplo, o concurso de jogos independentes do SBGames. Em 2010, os Jogos Semblante e Aliens and Zombies, iniciados no evento estão participando deste concurso.

Em 2011, diversos jogos foram continuados e, inclusive, premiados em diversos eventos. 2012 também teve jogos que foram publicados como, por exemplo, o byteSelf.

Mas, há algum tipo de avaliação, ranking ou feedback dos melhores jogos?
Os próprios participantes da JAM avaliarão e votarão em seus jogos preferidos.

Além disso, no próprio site do Global Game Jam é possível comentar e avaliar todos os jogos.

O evento é exclusivo para programadores?
Definitivamente Não! Artistas, músicos, game designers, etc, ou seja, qualquer um que esteja envolvido nas etapas de produção de um jogo são bem-vindos e, PRINCIPALMENTE, necessários. O ideal, inclusive, é a participação de equipes multidisciplinares. Um dos objetivos é este mesmo: ser um evento que estimula a criatividade e a inovação, no qual todos colaboram em um ambiente que facilita o trabalho em grupo entre pessoas com diferentes perfis e habilidades.

O evento é exclusivo para alunos da IMED?
Não. É livre para qualquer um participar. As equipes podem ser formadas por alunos e profissionais de diversas instituições de maneira mista. Inclusive, devido ao seu aspecto multidisciplinar é excelente que haja a interação entre pessoas de universos diferentes!

O evento é só para alunos?
Não. Qualquer pessoa com conhecimento em alguma área do desenvolvimento de um jogo pode participar.

O evento é exclusivo para passofundenses?
Não! Qualquer pessoa, de qualquer localização é bem-vinda!

Pode ser levado computador desktop?
É recomendável que você traga um notebook pela facilidade de transporte. Mas, você pode trazer seu desktop se achar melhor. Neste caso, porém, você deve trazer todos os acessórios: Monitor, teclado, mouse, filtros de linha, wifi, etc. Os organziadores não fornecerão cabos e similares.

(ai, mas se trouxer notebook ficaremos bem mais felizes :>) )

Até quando é possível se inscrever?
Até quarta-feira dia 21 de Janeiro.
http://goo.gl/forms/R0bWcvGyje

 

Ok, já efetuei minha pré-inscrição. Até quando vou ter uma resposta se posso participar?

Até o dia 21 de Janeiro enviaremos a confirmação da inscrição.

Posso me inscrever na hora?
Definitivamente NÃO. Por questões de segurança, necessitamos da lista de participantes com antecedência.
Posso postar sobre este evento em meu blog / Twitter / Facebook?
Deve! Quanto mais gente souber e puder participar, melhor o evento ficará.
Vamos ficar trancados por dois dias direto?


Não. Você poderá circular e, até mesmo, sair da IMED durante o evento. Durante a madrugada, porém, será solicitado que você não saia da Faculdade, por questões de segurança.
Posso ficar sem dormir?
Bem… pode… mas será que vale a pena? Recomenda-se fortemente que você traga um saco de dormir, colchão de ar ou similar.
Não tenho com quem deixar meu filho / esposa / irmão menor, etc… Ele/ela pode vir junto?
Não... O evento é exclusivo aos participantes. Questões de segurança, novamente! Mas, se ela participar ativamente do evento, pode participar.

Ei, não dá para fazer um jogo em 48 horas! Não conheço nenhum jogo que tenha sido feito neste tempo.
Vamos lá, alguns exemplos:
1) Jogos criados nos eventos passados:
http://www.globalgamejam.com/games

Sou menor de idade, posso participar?
Sim! Será necessária uma autorização de seu responsável.

 

O evento é iniciado às 17:00h da sexta-feira, dia 23 de Janeiro de 2015 com os anúncios gerais, a keynote e a definição do tema.  Perto das 18:00h passamos à formação dos grupos. Depois, é hora de trabalhar!

O projeto do jogo deve estar definido até no máximo 11:00h de Sábado.

Até Domingo, às 15:00h seu jogo deve estar concluído e deve ser enviado.

Durante a cerimônia de encerramento, às 17:00h do Domingo, cada equipe deve apresentar seu jogo para as demais.

Estadia

O evento estimula a colaboração entre os participantes. Desta forma, é recomendável que todos estejam juntos durante a maior parte do desenvolvimento do jogo. Você é bem-vindo a dormir na IMED, mas deve trazer seu saco de dormir / colchão de ar ou similar. Pessoas que não estejam inscritas no evento não terão acesso ao local.

Materiais necessários

Além de material para dormir, traga seu laptop (preferencialmente) ou desktop. A IMED não disponibilizará  laboratório de informática ou acessórios (monitores, mouses, etc). Estará disponível acesso Internet via rede sem fio.

Comida

Recomenda-se, que você traga lanches de sua preferência e dinheiro para pedir comida. O participante também pode ter acesso a delivery e similares cuja entrega seja no máximo até meia-noite.

Internet

Sem fio. Não estará disponível internet via cabo de rede. Se seu computador não tiver wifi,traga um adaptador.

 

IMPORTANTE: se você quer apoiar o evento de 2015 de alguma forma e quiser mais informações, não deixe de entrar em contato conosco através do email: contato@southboxstudio.com

Os organizadores do evento em Passo Fundo são Daniel Merkel e Lucas Scortegagna da SouthBox Game Studio com o apoio da Faculdade Meridional - IMED. É um trabalho coletivo, e diversas pessoas ajudam antes, durante e depois da jam. Principalmente os próprios participantes! Ajudar na jam é completamente voluntário, por favor, entre em contato se quiser oferecer qualquer tipo de apoio ou ajuda.

 

 

 

Para fazer sua pré-inscrição, basta clicar na imagem abaixo e responder o questionário.i